Quanto Usamos do Nosso Cérebro?

cerebro

Quantos por cento utilizamos no nosso cérebro?

cerebroExistem alguns mitos e histórias contadas pelo ser humano que de tanto serem repetidos acabam virando uma verdade: será que é realmente verdade que utilizamos apenas 10% do nosso cérebro? Se nós utilizássemos 100% do cérebro poderíamos mover objetos à distância ou ter outros poderes sobrenaturais?

Mais o que significa dizer que só usamos 10% do nosso cérebro? Se pegássemos e tirássemos 90% do cérebro, conseguiríamos sobreviver? Não, sabemos hoje em dia que pequenas lesões em áreas específicas do cérebro podem ter consequências e sequelas devastadoras, como por exemplo, o mal de Parkinson, que atinge uma área específica, ou seja, muito menos de 90% do nosso cérebro.

E se as pessoas que criaram esse mito quiseram dizer que 1 em cada 10 neurônios são utilizados por vez? Mesmo assim não faria muito sentido, porque mesmo que o neurônio em questão não esteja sendo utilizado naquele instante, ele ainda faz conexões com outros neurônios para que ocorram as sinapses. Mesmo que um neurônio não esteja sendo utilizado diretamente, ele ainda é necessário para que se dê o transporte de informações pelo nosso cérebro.

Do ponto de vista evolutivo, qual seria a função de ter um cérebro maior, se isso não trouxesse nenhuma vantagem? Existem algumas partes do nosso cérebro que embora sejam diferentes, realizam a mesma função, por exemplo, no tocante à nossa visão. Isso ocorre porque caso ocorra algum acidente com alguma dessas partes, a outra possa funcionar e fazer com que continuemos a enxergar.

Podemos fazer uma ressonância magnética, ter uma imagem em tempo real do nosso cérebro e averiguar por meio da ciência que nós utilizamos 100% do nosso cérebro até quando dormirmos.

Para matar esse mito basta reconhecer que a regra do “o que não se usa, atrofia-se” aplica-se muito bem ao nosso sistema nervoso. Durante nosso desenvolvimento, várias sinapses são criadas, e elas podem muito bem ser destruídas no futuro, por exemplo, vamos supor que você esqueça momentamente onde deixou a chave do seu carro, nesse ponto lá se vai uma ou mais sinapses.

Da próxima vez que te disserem que só utilizamos 10% do nosso cérebro, você já sabe como refutar esse argumento! Como vocês provariam para alguém que acredita que só usamos 10% do nosso cérebro, de que na verdade o usamos na totalidade?